domingo, 6 de abril de 2008

PRIMEIRA ACADEMIA DE FILOSOFIA DO ESTADO PARANÁ

A história da Academia Mourãoense de Filosofia tem sua origem no início da primeira metade da década de noventa no século passado quando se instalou, em Campo Mourão, através da FHEPE – Fundação Horácio Amaral de Pesquisa e Estudos e da FECILCAM – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, sob a coordenação dos Professores Agenor Krul e Assabido Rhoden, o primeiro Curso de Pós-Graduação em Fundamentos da Filosofia Ocidental, dirigido pelo Pós-doutor Leonardo Prota da UEL e no final da segunda metade da década de noventa no mesmo século a realização do segundo Curso, quando nasceu o grupo de estudos filosóficos “CEFILCAM” – Centro de Estudos Filosóficos de Campo Mourão. Esse grupo continuou se reunindo periodicamente dando origem ao chamado “Café Filosófico”, normalmente realizado aos sábados na residência de algum dos membros.
Em uma das reuniões, o professor Amani Spachinski de Oliveira propôs a criação de uma Academia, com o objetivo de integrar estudiosos e pesquisadores da área das ciências humanas, bem como aprofundar e publicar esses estudos. Criou-se, então, uma comissão encarregada de proceder aos tramites legais e estudosestratégicos para a implantação da Academia. Depois de um contato prévio com a Academia Paranaense de Letras, com o apoio de seu então presidente Túlio Vargas e concluídos os trabalhos para a criação, foi convocada a primeira Assembléia Geral para estudo e aprovação dos Estatutos e Regimento Interno, sendo aprovados e, posteriormente registrados em Cartório. Marcou-se a data para sua instalação, definição das cadeiras e posse dos fundadores. A instalação aconteceu em uma solenidade na noite de uma quinta-feira, 22 de novembro de 2007, no Tonello Busines Hotel, dada pelo Filósofo, Pós-Doutor, Leonardo Prota, membro da Academia Brasileira de Filosofia e autor de 27 livros de estudos filosóficos. A Academia ficou denominada como AMF - Academia Mourãoense de Filosofia, sendo a primeira Academia de Filosofia do Estado do Paraná. Iniciou-se com quatorze membros. Na ocasião foi eleita, também, a primeira diretoria para o biênio 2008 a 2009, assim composta: Presidente vitalício de honra Leonardo Prota; Presidente José Mateus Bido; Vice-presidente Assabido Rhoden; 1º Secretário Amani Spachinski de Oliveira; 2º Secretário Agenor Krul; Tesoureiro Silvaney Sauer Walter; Diretor de Biblioteca José Carlos Paraguaio; e os demais membros: José Vidigal; Aníbal Aparecido Tápparo; Samoel Kozelinski; Maria da Rosa Martins; Dirce Salvadori; Valdair da Silva e Maria Luiza Bicudo Abreu Pinho Carneiro.
A Academia terá reuniões mensais e já nasceu com uma biblioteca, doada por Leonardo Prota. Uma de suas funções será a publicação de trabalhos e estudos de Filosofia e ciências humanas, além de fortalecer a Filosofia, promoverá a integração dos filósofos mourãoenses.

Nenhum comentário: